terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

Currículo inclui todas as atividades e experiências que permitem que a criança aprenda. Inclui as atividades planeadas para atingir determinados objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para aprender.
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar
O uso de tecnologias na escola pública brasileira foi iniciado timidamente com projetos pilotos em escolas no final dos anos oitenta do século XX. Nesses projetos, algumas experiências ocorriam com o uso do computador em atividades disciplinares e muitas outras eram extracurriculares e ocorriam em horários diferentes daqueles em que os alunos freqüentavam a escola. Nas duas situações era possível observar que as práticas apresenjtavam-se com base em uma das seguintes abordagens: instrucionista ou construcionista. A prática pedagógica concreta não se desenvolve exclusivamente em uma dessa abordagens. Valente (1999) comenta que a prática oscila entre esses dois eixos, mas há sempre um eixo predominante, o qual se relaciona com as concepções do educador sobre conhecimento, ensino, aprendizagem e currículo. Conforme estudamos na Unidade I, o uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura. Por ora, vamos compreender as abordagens construcionista e instrucionista e situar o trabalho com projetos no bojo dessas concepções.
E para que podemos integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, nós profissionais da educação devemos buscar a valorização do conhecimento do senso comum, trazido pelos alunos quando chega à escola, como base para interagir o conhecimento formal e crítico. Dessa forma nota-se que a teoria presente no planejamento curricular da escola é de extrema importância com a aproximação a vida dos alunos e de sua formação.
Nesse sentido, faz-se necessário para o desenvolvermos projetos para enriquecer as formações de currículo.
As atitudes e o encaminhamento pedagógico do professor no sentido de desenvolver projetos no âmbito do currículo requerem atualização da parte dele e familiarização com as tecnologias, para que então ele possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas. Ao levar em conta a proposta curricular, os interesses do aluno, às possibilidades de uso das tecnologias, o professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos. Professor e alunos participam de um processo de produção do “saber”, são co-autores de projetos quando a participam juntos da elaboração, execução e avaliação das idéias e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.

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