terça-feira, 22 de junho de 2010

HIPERTEXTO

A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras do professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
O hipertexto funciona neste meio em que se salta de arquivo em arquivo onde a leitura deixa de ser linear e a cada clique pode gerar um novo texto combinado com a imaginação de quem acessa .

Algumas das vantagens e desvantagens do uso do hipertexto

Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
• uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
• para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. A característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.
O fato de que o texto eletrônico depende de uma tecnologia emergente, sujeita a constante transformação; a boa utilização do hipertexto passa por um conhecimento da máquina para que sejam devida e corretamente explorados os seus recursos - certo conhecimento da gramática da tela que oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível.
Entendemos, porém, que, muito mais do que uma simples enumeração de vantagens e problemas há que se usar o argumento de uma reflexão sobre o hipertexto, o qual se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.

2 comentários:

  1. Esta sendo colocado um desafio para os educadores; enfrentar e superar o medo de manusear o computador. Sabemos que se nós não manuseamos não conseguimos superar este medo .pois devemos constata a importância das novas tecnologias na construção de novos conhecimentos.visitei seu blog e tive a oportunidade de ver vários textos importantes falando das tecnologias vamos em frentes pois somos educadores e precisamos enfrentar este desafio para trabalhar com nossos alunos.

    ESPEDITA MARIA

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  2. "Na análise do tipo de aprendizagem desenvolvida em contextos hipertextuais, vários autores preferem defini-la como aprendizagem exploratória, enquanto outros privilegiam a aprendizagem pela descoberta. Embora à primeira vista pareçam aprendizagens do mesmo tipo, é necessário explicitar melhor as suas fronteiras. Sobretudo no caso da aprendizagem pela descoberta, existe alguma tendência para aplicar o termo sempre que se está perante uma situação em que o aluno "efetua a descoberta de alguma coisa" de modo autônomo, o que em alguns casos é pouco rigoroso e não corresponde ao conceito subjacente.
    Há dados de investigação que conduzem a pensar que os utilizadores de hipertexto exploram a informação até descobrirem um nó de informação com interesse, o que não significa exatamente o mesmo que descobrir o conteúdo da informação que se encontra nesse nó específico. Nessa perspectiva, parece que o utilizador usa a aprendizagem por recepção para absorver o conteúdo."http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=18&texto=1037

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